ATELIER – OAM

 copia-de-imagem-040

  

O projeto, está vinculado as atividades desenvolvidas pelos alunos que escolheram o atelier OAM, para desenvolver suas pesquisas pessoais, que tenham como foco trabalhos práticos, que perpassam a questão do espaço e do sujeito, dentro das poéticas visuais.

 

Aglutinar os trabalhos dos alunos do Atelier OAM, ligados as questões do “objeto” e dos “multimeios”, nos quais possam referenciar-se em diferentes processos de hibridização, tanto técnica, quanto conceitual, no que tange as questões ligadas ao espaço e ao sujeito.

 

 

As atividades desenvolvidas dentro do Atelier OAM, são eminentemente práticas, e as reflexões teóricas ocorrem em detrimento dessas. As fases a serem seguidas pelos alunos dividem-se em 4 etapas, as quais são seguidas concomitantemente, apenas aumentando o grau de exigência a cada semestre, sendo que o aluno pode ingressar no Atelier a partir do seu 3º semestre e, deve permanecer nele, por pelo menos mais 4 semestres consecutivos.

Etapa A: Desenvolvimento de trabalhos práticos, levando em conta as questões da pesquisa pessoal a qual cada aluno pretende seguir em sua trajetória profissional.

Etapa B: Revisão bibliográfica geral e específica, a fim de propiciar fundamentação e planejamento dentro das pesquisas individuais.

Etapa C: Análise qualitativa dos resultados atingidos em cada fase.

Etapa D: Elaboração de textos reflexivos e argumentativos sobre os resultados atingidos em cada etapa, e, organização de apresentação visual dos mesmos através de portfólio profissional.

 

 

Tendo em vista que o Atelier foi criado no Curso de Artes Visuais-CAL, em 2004, pela Profa. Ms. Teresinha Barachini, os resultados aqui apresentados resumidamente são pertinentes a todo o período de existência do mesmo.

-Foi criado um site específico do projeto, que serve inclusive como local para publicações, cujo o endereço é: www.ufsm.br/objetoarte

-Foi criado um blog para a divulgação e reflexão das ações dos alunos e dos egressos, em tempo real, no endereço:  http://objetomultimeios.wordpress.com

-Ocorreram exposições dos trabalhos dos alunos em Santa Maria, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

-Foram produzidos artigos os quais foram publicados em revistas especializadas e em blogs e no website do projeto.

-E, do total de 25 alunos, destes, 7 já formados, 3 são atuais mestrandos, 2 estão fazendo cursos de especialização na área. E, dos 18 alunos ainda vinculados ao Curso, 2 alunas estão fazendo intercâmbio, uma no Chile e a outra em Montevidéu.

  

 

O projeto aglutina e auxilia nas discussões que envolvam o espaço e o sujeito, dentro da área de poéticas visuais, gerando portanto de forma consciente as experimentações nos processos criativos e, a sua sistematização de forma produtiva e continuada, dando uma perspectiva profissional com desdobramentos, para o aluno ingressar no mercado de trabalho, enquanto pesquisador e artista visual.

Anúncios
Comentários
  1. […] atelier-objetoarte-e-multimeios […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s